Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon

"Espera pelo Senhor, têm bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor."   

 

Salmo 27:14

Por Pr. Luciano Cozendey

A alegria aquece até o dia mais chuvoso e frio. Que seu dia seja feliz e abençoado pelo Espírito Santo. “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. Romanos 15:13

Amigos que abençoam fazem a vida melhor! São movidos pela lealdade ( Pv 17.17 ) e apresentam qualidades importantíssimas para nos abençoar. São justos, cheios de fé, amor e tem um coração puro diante de Deus ( 2 Tm 2.22 ). Estão presentes porque nos amam ( Pv 17.17 ), não escolhendo momentos nem estações, simplesmente quando olhamos, eles estão ali. Louvo a Deus por sua amizade e carinho. Por todos os amigos preciosos que Deus me concedeu. Desejo que seu dia seja repleto de copiosas bênçãos de Deus. Feliz dia do amigo.

João 15:13 “Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. 14. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer”.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.

Jeremias 29:11.           

 

Não permita que as lutas da vida, nem as artimanhas do inimigo de nossas almas, roubem a viva esperança conquistada por Jesus Cristo. Creia no impossível, espere em Deus. Ótimo dia.

Confiar em Deus  é imprescindível! O verbo “confiar” no hebraico é bãtah, que também significa: sentir-se seguro, estar confiante, estar despreocupado. Não é por acaso que o Profeta Jeremias afirma que o homem que confia no Senhor é feliz. Que seus dias sejam assim, repletos das bênçãos que só Deus pode conceder-nos.  

 

“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto”.

Jeremias 17.7-8           

Quanto vale um amigo?

Fui surpreendido ao ver essa foto do labrador do ex-presidente George H. W. Bush, morto no sábado aos 94 anos, flagrado deitado ao lado de seu caixão no domingo. A primeira identificação que fiz foi quanto ao valor da amizade. Fazer amigos é um grande desafio. Exercem influência e a mesma nos ajudará a sermos sábios ou maus ( Pv 13.20 ). O amigo compartilha segredos como Cristo fez com seus discípulos ( Jo 15.15 ) e apesar de ler nas escrituras sagradas que as más companhias corrompem os bons costumes, não consigo, ao pensar em meus amigos, encontrar alguma erosão que tenha influenciado negativamente minha vida. Tenho na memória amigos que ocupam lugar privilegiado e escrevo agora com enorme saudades. Quantas histórias, quantas lágrimas e alegrias foram compartilhadas. Na vida, naturalmente, observamos que no final o que fica são as lembranças. Alguns ainda moram nos mesmos lugares, outros rumaram a estados diferentes e outros até fora do país. Muitos são amigos a mais tempo e outros chegaram a pouco tempo. Não obstante, todos valem muito para mim. Não conseguiremos permanecer juntos em todos os momentos da vida, mas aproveito o momento para dizer-lhes que, para mim, vocês valem muito. Que Deus abençoe seu dia.   

Raízes profundas em Deus garantem nutrição e vida, força e vigor. Garantem disposição, pois Nele crescemos, nos movemos e recebemos tudo o que é necessário. Que seja assim em nossa caminhada, certos que os nutrientes indispensáveis para o equilíbrio em nossa vida vem de Deus! Desejo um dia feliz e renovador em Deus. 

 

“ E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nEle também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nEle e extraiam dEle a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade”. Col. 2:6 e 7

"Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço.  Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará;  quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo”.

( Pv 3.21-24 ).

Nunca foi tão necessário como nos nossos dias. O desequilíbrio derruba projetos, destrói famílias, rouba sonhos e destrói amizades, mas o equilíbrio traz vida e segurança. Na etimologia da palavra, equilíbrio significa nível igual das balanças. Viver em equilíbrio é nivelar a balança da vida, é ser sábio mesmo diante dos ventos contrários. Está ligado a convicção de quem somos. Existem pessoas que desequilibram por qualquer coisa porque não sabem quem são e por isso tornam-se  presas fáceis aos manipuladores sociais desse tempo. Perder o equilíbrio faz com que as coisas não sejam como deveriam ser e abrem portas para que limites sejam burlados. NÃO PERCA O EQUILÍBRIO , isso faz a vida melhor .

"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos”. Gálatas 6:9

O desânimo é um grande obstáculo entre a semeadura e a colheita. Está ligado a ideia de perdermos o coração. Especialmente em Neemias, no ambiente da reconstrução dos muros de Jerusalém, a obra andou porque o povo tinha ânimo para trabalhar. O coração do povo estava tomado e, por isso, os obstáculos foram vencidos. NÃO PERCA O CORAÇÃO  ! O tempo da colheita chegará!          

Deus está no controle. Filipenses 1.6 “Estou plenamente certo que aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus”. Vivemos em um tempo onde o “desacreditar” predomina em muitos corações. Por isso, ter convicção e estar plenamente convencido tendo a alma fundida pelas verdades de Deus é imprescindível. A fé é característica na vida de quem tem convicção de quem Deus é.  A esperança também advém dessa convicção. Que estejamos plenamente certos que Deus continua no controle de tudo e nos dará um dia abençoado, não obstante aos inúmeros ventos contrários que sopram violentamente sobre nós. Que a fé e a esperança sejam colunas que nos ajudam a trilhar por essa vereda importante para a vida. Vai dar certo ! Deus te abençoe !     

Roy Smoth já disse (e outros pensadores cristãos também): “Deus tem as provisões necessárias para atender às nossas necessidades, provisões estas preparadas antes mesmo que tivéssemos necessidade delas.” Antes que começássemos a sentir frio, Deus já havia estocado no subsolo o petróleo, o carvão, e o gás para que pudéssemos nos aquecer. Ele sabia que iríamos sentir fome, e por isso, antes de criar o homem, Deus tornou fértil a terra e colocou a vida dentro de cada semente. “Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais”, disse Jesus. ( Ver Mateus 6:8 )​.

Não cai uma gota sequer do céu sem que o Deus criador assim o permita. Os tempos de chuva ou de seca são determinados pela Sua ordem. “Se vocês seguirem os meus decretos, obedecerem aos meus mandamentos e os puserem em prática, eu mandarei a vocês chuva na estação certa, e a terra dará a sua colheita e as árvores do campo darão o seu fruto”. Levítico 26:3-4

Que esse tempo seja o tempo de colher as bênçãos proeminentes da obediência. Deus te abençoe abundantemente.