O Ministério Diaconal da IBCR é relativamente recente, mas os diáconos têm a consciência das suas responsabilidades diante da Igreja e do Pastor na condução das atividades da Igreja.

Nesse ano, o Ministério Diaconal é liderado pelo irmão João Duarte.

No Novo Testamento, a palavra geralmente traduzida como "servir" é a palavra grega diakoneo, que significa " na sujeira ou pessoas de pés sujos". Ela refere-se a um atendente ou pessoa que ministra outra. Dela originou-se a palavra  diácono.

Os diáconos são citados pela primeira vez em referência aos ajudantes da Igreja no livro de Atos. "E os doze, convocando todos os discípulos, disseram: não é razoável que nós deixemos a Palavra de Deus e sirvamos a mesa (Atos 6:2)". Os homens que estavam alimentando o rebanho ao pregar e ensinar perceberam que não era certo abandonar essas atividades para servir às mesas, por isso encontraram alguns homens que estavam dispostos a servir e ministrar às necessidades físicas da Igreja enquanto eles ministravam as necessidades espirituais. Era uma melhor utilização dos recursos e um melhor uso dos dons de cada um. Isso também envolvia mais pessoas no atendimento e auxílio uma à outra.

Hoje, para a Igreja Bíblica, esses papéis são essencialmente os mesmos. Os pastores devem "pregar a Palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoestar, repreender, exortar, com toda longanimidade e ensino (2 Timóteo 4:2), e os diáconos devem cuidar de tudo o mais.

As responsabilidades de um diácono podem incluir tarefas administrativas ou organizacionais, servir como atendente ou porteiro nos cultos, cuidar da manutenção do edifício ou servir como tesoureiro da Igreja. Isso depende das necessidades da Igreja e dos dons dos homens e mulheres disponíveis.

As responsabilidades de um diácono não são claramente listadas ou descritas nas Escrituras. Assume-se que sejam todas as tarefas não realizadas pelos pastores. Entretanto, as qualificações para um diácono são claramente delineadas nas Escrituras.

"Eles devem ser irrepreensíveis, marido de uma só mulher, bons governantes dos seus lares, respeitáveis, honestos, não viciados em álcool e não gananciosos (1 Timóteo 3:8-12). 

De acordo com a Palavra, o ofício de diácono é uma honra e uma bênção.

"Porque os que servirem bem como os diáconos, adquirão para um lugar honrado e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus (1 Timóteo 3:13)

Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon