Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon

No dia 19 de março de 1961, na Rua Brigadeiro Santos Barreto, 25 – Monte Castelo foi organizada a Congregação Batista de Jardim Brasília, da Igreja Batista Central de Volta Redonda, que foi o embrião da Igreja Batista Central em Resende. Esta congregação contava com os seguintes membros fundadores: João Moura Filho, Inácio de Oliveira, Ermelinda Marques de Oliveira e Arlízia Silva Pereira. Todos dirigidos pelo Pastor Walter B. Mc Nealy.

Os trabalhos avançaram e em pouco tempo já eram 53 congregados, quando o Irmão Inácio de Oliveira é usado por Deus para providenciar um terreno na Rua Madre Angélica, no Bairro Jardim Brasília, onde no dia 15/10/1961 inicia-se a construção do salão de culto, que foi inaugurado em 14/04/1962.

Às 15 horas do dia 10 de Novembro de 1963 a até então Congregação da Igreja Batista Central em Volta Redonda, no bairro Jardim Brasília, na cidade de Resende – RJ foi organizada em Igreja passando a ser denominada Igreja Batista Central de Resende, tendo em 2011 seu nome adequado para Igreja Batista Central em Resende.

1/1

Aquele culto foi presidido pelo Pastor Walter B. Mc Nealy contando com a presença de representantes de diversas Igrejas e dos seguintes pastores que constituíram o concílio examinatório da novel igreja: Pastor Walter B. Mc Nealy (presidente), Pastor Manoel Bittencourt (secretário), Pastor Sérgio Carlos da Silva (orador), Pastor José Fernandes Murta, Pastor José Silva, Pastor Onésimo Lima, Pastor Jessé Kidd e Pastor Elson Duarte Cardoso. 

 

Examinada e achada em conformidade com o Novo Testamento e com os princípios de fé batista, por decisão solene e unanime, recomenda-se a organização da Igreja com 32 membros fundadores: Elson Duarte Cardoso (pastor), Miguel Lisboa, Levi Barros, Airton Paulo de Oliveira, Igner de Oliveira, Inácio de Oliveira, Ermelinda Marques de Oliveira, Nair Moraes de Oliveira, Nilva Lima Barros, Naida Beatriz Lima Barros, Regina Helena Lima Barros, Edmar de Souza Lemos, Paulo de Oliveira Lisboa, Josias Dutra Moura, Lair Barros, Ana Maria da Silva Barros, Rita Maria Oliveira Lisboa, Rodolfo Borges de Oliveira, Arlízia da Silva Pereira, João Garcia Braga, Aparecida Nantes Braga, Adélia Marinho, Léa Braga de Oliveira, Augusto Mialski, Ermy de Oliveira Mialski, Climério Ferreira Pinheiro, José Horário da Silva, Luis Jose Barros, Lucília Barros, Altino Ferreira Pinheiro e Euza Pinheiro.

 

No dia 29/09/1967 foi realizado o culto de lançamento da pedra fundamental da sede da Igreja Batista Central em Resende que até hoje funciona na Rua do Rosário, 970 – Centro – Resende – RJ.

 

No decorrer desta jornada rumo ao seu jubileu de ouro, a Igreja Batista Central em Resende, sempre contou com a provisão de Deus que enviou pastores que foram vozes proféticas, cada qual há seu tempo: Pastor Elson Duarte Cardoso, Pastor Deziel Duarte Pereira, Pastor Ophir Pereira de Barros Filho, Pastor Dylmo Pereira de Castro, Pastor Paulo de Souza Neto, Pastor Tácito Gama Leite Filho, Pastor Elias Carvalho de Sá, Pastor Carlos Ferreira Barbosa, Pastor Genecy Jardim Farizel, Pastor Nilson Borcard da Fonseca, Pastor Tarceli Martins dos Santos, Pastor Anderson Camino Rodrigues, Pastor Marcos Luis Lopes e atualmente Pastor Luciano Cozendey.

Membros Fundadores

Irmão Joaquim. Membro mais antigo da Igreja

Imã Ana e seu Lair

1/1

A Igreja experimentou períodos de grande crescimento, mas também amargou períodos de grande turbulência, mas em tudo permaneceu vencedora, pois a boa mão do Senhor sempre esteve conduzindo sua história. Alcançou reconhecimento no Sul Fluminense com a qualidade de sua música congregacional e coral, sua visão missionária e evangelística que contribuiu para o avanço do Evangelho de Cristo nas plagas da região das agulhas negras através da implantação de diversas congregações, bem como na formação de diversos seminaristas que hoje exercem no Brasil e no mundo funções pastorais, missionárias, de educação religiosa e de música. Sem falar da plêiade de líderes que foram forjados nas entranhas de nossa igreja e que servem o Reino de Deus em muitas outras comunidades eclesiásticas da fé cristã.

A Igreja é mãe da Igreja Batista das Agulhas Negras, Igreja Batista do Parque Embaixador e Igreja Batista Morada da Barra. Mantêm, atualmente, uma congregação: em São José do Barreiro – Estado de São Paulo. A IBCR continua marchando rumo aos propósitos do Senhor, buscando ser relevante para a cidade.

 

Neste tempo, Deus continuou a direcionar o ministério da igreja e, com a conclusão do Ministério do pastor Marcos Luis Lopes à frente da IBCR, assumiu o Ministério pastoral da igreja, no dia 1º de fevereiro de 2014, o novel pastor Doutor Luciano Cozendey dos Santos que com sua alegria e dinamismo, tem sido uma grande benção não somente para a igreja como também para a cidade de Resende.

Durante este tempo, o Pastor Luciano Cozendey já trabalhou bastante para o crescimento da Igreja, inclusive modernizando-a. A Igreja atualmente está com ar condicionado no templo e em várias salas, revestimento de espuma, nos assentos e encostos dos bancos de madeira, melhoras da iluminação externa, além de reformas no departamento infantil e berçário, que contam todos os domingos com voluntários que se dedicam ao cuidado e ensino a muitas Crianças das mais variadas idades.

 

Vários ministérios novos e de apoio à sociedade têm sido inaugurados nesse tempo, como o Desperta Débora (mulheres que se reúnem semanalmente para interceder por seus filhos e por aqueles que adotaram em oração). A Central Barnabé que está diretamente ligado a compaixão, atua cooperando para que pessoas tenham dignidade, realizando campanhas de arrecadação de alimentos, ofertas que auxiliam na compra de remédios e necessidades básicas daqueles desprovidos de condições para vencerem os revezes que se apresentam. O Projeto Repartir o Pão (padaria escola) que visa oferecer oportunidades com a formação pré profissional a jovens de famílias carentes e pessoas com deficiências de baixo ou nenhum poder aquisitivo, vítimas de desemprego e de outros tipos de exclusão. Apoio à Cristolândia, um projeto que recupera dependentes químicos e pessoas em condição de rua, tendo a oportunidade de recuperar alguns jovens de Resende e região, que já foram enviados para tratamento.

 

Apoia financeiramente e mensalmente Projetos Missionários que visam cooperar com Igrejas e líderes no brasil e no exterior. Uma Igreja Bíblica, relevante a sociedade e comprometida com a grande comissão, que tem a marca de ser uma igreja que ama intencionalmente com o amor de Jesus.

Assim, avançando rumo as promessas do Pai, para a glória de Deus.  E tudo isso só tem sido possível por que “até aqui nos agudou o Senhor”!  I Samuel 7:12.

Igreja Batista Central em Resende

Avançando para a Glória de Deus