Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon
Categorias
Please reload

Arquivo

EUTARKÈIA CRISTÃ, aprendizado necessário.

October 13, 2016

 

 

 

Filipenses 4.19

 

As aflições do tempo presente têm a cada dia mais levado muitas pessoas à destruição emocional, financeira e familiar, direcionando a passos largos a perda da esperança que faz a vida ter sentido. Eutarkéia é uma palavra grega que significa estado de contentamento e é sobre contentamento que o apóstolo escreve fazendo-nos repensar nossa conduta. Na ocasião em que escreveu Filipenses,

 

Paulo estava preso no porão de sua casa em Roma e ficava acorrentado a um soldado romano 24 horas por dia. Tinha pouco do que era considerado privilégio, mas, assim mesmo, ele estava contente. Nesse tempo, em especial na carta aos filipenses, no capitulo 4, suas palavras são balsamo para aquele que está vivendo um momento difícil. Apresenta-nos a realidade da sua vida como alguém que aprendeu a viver contente em qualquer situação.

 

O contentamento entendido pelos estoicos era mergulhado na autossuficiência e na independência. O Apóstolo Paulo diz que a suficiência (contentamento) não estava nele mesmo, mas, Fluía para ele, vinda de Cristo. Agradece a Igreja pelo cuidado em enviar ofertas a ele e aponta que os recursos, ao mesmo tempo em que estavam dentro dele não eram dele mesmo, mas de Cristo, pois em Cristo ele tinha uma suficiência possuída de independência soberana de todas as circunstâncias. Por isso, declara que podia todas as coisas porque Cristo que é provedor de tudo. Paulo não era um asceta que desprezava as coisas materiais da vida, nem um materialista, que vivia em função de valores. Era um homem que dependia de Cristo. Pois os seus valores, os seus recursos e a sua vida pertenciam a Cristo.

 

Ele consegue entender as questões que a vida apresenta com um olhar diferente de alguém que sempre se entrega ao rancor e a murmuração. Ele se entrega a vontade de Deus e essa postura fazia parte de qualquer situação em sua vida. Reconhece à importância das pessoas e, sobre tudo, aquelas que tinham comunhão com as suas aflições. Porque as dádivas que eles ofereciam eram um derramamento deles próprios. Queridos, precisamos sempre atentar que a Felicidade é muito mais um jeito de ir do que um lugar aonde se chega.

 

Por isso, Eutarkéia Cristã é um aprendizado necessário que nos faz olhar o mundo diferente, nos faz viver diferente e agir diferente não pelo que temos mais pelo que em Cristo, somos. Que possamos observar nossa caminhada a cada dia e aprender que ser feliz é bem melhor.

 

Autor : Pr. Luciano Cozendey

Pastor Presidente da IBCR - Igreja Batista Central em Resende

 

Compartilhar
Please reload