Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon
Categorias
Please reload

Arquivo

A Essência do Serviço Cristão

November 27, 2016

 

I Coríntios 12:5

 

Todos os dias somos pressionados por todos os lados. Somos sugados e muitas vezes nos sentimos esgotados diante dessa correria frenética que por muitos momentos parece obscurecer não somente nossa visão de quem Deus é como também rouba-nos a oportunidade de exercer com alegria, o ministério que Deus nos confiou.

 

O apóstolo Paulo usa a palavra “serviços” para se referir a “ministérios”, sobre tudo, dando ênfase aos dons espirituais. Pois para ele, dons e serviços, são a mesma coisa. O objetivo dos capítulos 12 a 14 de I Coríntios é enfatizar que os dons são formas de serviços que o Espírito Santo proporciona aos crentes para benefício de todos, inclusive os que não pertencem à igreja. Após ensinar que a diversidade de dons contribui para a unidade da igreja, e insinuar, nas entrelinhas, que a valorização de um único dom contribui para a divisão da igreja,

 

Paulo aconselha os coríntios a valorizar os maiores dons. Paulo havia acabado de escrever longamente sobre os dons ou serviços, mencionando alguns cuja prática os coríntios davam extrema importância, e agora passa a ensinar que o essencial não é o exercício dos dons, o essencial não é a execução dos serviços, mas o sentimento que nos move a isto. Paulo toma como exemplo o dom que os coríntios consideravam como superior a todos os outros: o de falar em línguas estranhas. Mas, por uma questão de justiça, também da o exemplo do dom que ele mesmo considerava como superior a todos os outros: o de profecia. E para ser ainda mais justo, termina com dois exemplos espetaculares:

 

um, de extrema liberalidade – o fato de alguém dar todos os seus bens para sustento dos pobres; e outro, de extremo sacrifício – o fato de alguém entregar o seu corpo para ser queimado.

 

E isso, para afirmar, surpreendentemente, aos coríntios, que qualquer coisa que o crente faça sem que seja motivado pelo amor, mesmo a ação mais espetacular, é totalmente inútil. Que maravilha é olhar para dentro de nós e observar o que nos motiva para o exercício dos dons que Deus nos confiou. E, não obstante as muitas questões da vida, ter a certeza que quando a fonte de todas as coisas é o amor, vencemos o egoísmo que escraviza e mata e assim avançamos um pouco mais. Porque o amor é a garantia de que não seremos movidos por conveniência pessoal, inveja, ciúme, orgulho, egoísmo, vanglória, ressentimento, suspeita e injustiça. Vale observar o que o Pastor Rick Warren disse: “Você foi posto na Terra para fazer uma contribuição. Você não foi criado apenas para consumir recursos: comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça diferença.

 

Apesar de muitos livros de sucesso informarem como tirar o máximo da vida, não foi para isso que Deus o criou. Você foi criado para acrescentar à vida na Terra, não apenas para extrair. Deus quer que você devolva algo.” (Uma Vida com Propósitos (p. 197). Que sirvamos todos com um coração humilde e em todos os momentos possamos demonstrar um coração disposto, pois o Senhor sempre nos ajuda e restaura tirando forças da fraqueza.

 

Que avancemos com integridade de caráter para que nosso coração seja inteiramente fiel (Sl 86.11). lembrando sempre que Pessoas crescem mais quando estão servindo e assumindo responsabilidades. Que essa seja a nossa essência!

 

Autor : Pr. Luciano Cozendey

Pastor Presidente da IBCR - Igreja Batista Central em Resende

 

Compartilhar
Please reload