Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon
Categorias
Please reload

Arquivo

Raízes Profundas em um Mundo Razo

March 6, 2017

 

Cl 2:6 e 7 “E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem nEle também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem nEle e extraiam dEle a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade”.

 

 

O mundo caminha a passos largos para a autodestruição. Valores absolutos são colocados de lado e princípios enfraquecidos fazem com que as pessoas iludidas por um mundo raso, percam de vista os valores e princípios que nos sustentam. A pós-modernidade com suas filosofias, relativiza tudo, fazendo com que pessoas capacitadas e bem instruídas, se comportem como néscias e passem a discutir questões inóspitas que em nada contribuem para uma sociedade justa, saudável e digna. Como se estivessem presas por âncoras que impedem o crescimento e o avanço, roubando-lhes a alegria e a força.

 

Diferente disso, ao invés de estarem impedidas de avançar, as pessoas que tem raízes, que são alimentadas e nutridas, vencem constantemente as barreiras impostas pela vida e contribuem, com princípios e valores, para um mundo melhor. Lucas 8. 14 faz alusão a pessoas superficiais como uma semente que caiu entre espinhos e foi sufocada com os cuidados, riquezas e deleites da vida; e, por isso, seus frutos não chegam a amadurecer.  Paulo está dizendo que a igreja deveria ter cuidado com as coisas falsas (doutrinas falsas) e faz um apelo a firmeza.

 

Atribuindo essa firmeza a profundidade e a raiz que é responsável pela união vital com Cristo, não somente dando coragem aqueles que enfrentam batalhas na vida, bem como, fortalecendo-os na lide diária.

 

O texto apresenta quatro metáforas de uma importância espiritual: Andai, arraigados, edificados e confirmados, apresentando-nos um entendimento que um andar diário e seguro exige de nós um coração enraizado. Sem raiz há instabilidade constante, há morte espiritual e as pessoas ficam sem rumo e enfraquecidas, sendo levadas para todos os lados por mentiras e ilusões que matam.

 

O salmista declara que o homem que está enraizado na lei do Senhor, é como árvore plantada junto a ribeiro de aguas e por isso não tem perdas e é bem sucedido. Ele tem uma direção para nortear sua conduta, sustento em tempos de escassez e certeza que Deus é poderoso para ajuda-lo quando passar pelo vale de Acor (problemas). São as raízes profundas que impedem as pessoas de serem enganadas e iludidas.

 

Jesus disse que deveríamos cuidar para que ninguém nos enganasse e isso só será possível se houver em nós raízes que nos mantenham ligados a Ele. Pois, nos últimos tempos, alguns abandonarão a fé. Eles darão atenção a espíritos enganadores e a ensinamentos que vêm de demônios (1 Timóteo 4:1). São as raízes profundas que nos ajudam a contar às bênçãos que Deus nos dá.Porque uma vida em ação de graças é a única resposta apropriada para as bênçãos de Deus.

 

Pois essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus (I Tessalonicenses 5.18). Portanto, que o Senhor nos ajude a vencer as mazelas da vida que tentam de maneira pertinaz nos separar de Cristo, da sua palavra, dos seus mandamentos e do seu amor, para que nossas raízes se aprofundem nEle e assim, cresçamos,  fortes e vigorosos, como arautos da verdade que apresentam ao mundo através da conduta Cristã, o segredo de avançarmos firmes e constantes. Que Deus nos abençoe!

 

Autor : Pr. Luciano Cozendey

Pastor Presidente da IBCR - Igreja Batista Central em Resende

Compartilhar
Please reload