Você sabe o que é Rupereta ?

March 7, 2017

Vamos iniciar lendo um texto que se encontra na primeira epístola de Paulo aos Corintos:

 

– Que os homens nos considerem, pois, como ministros (υπηρετας) de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 1Co 4.1 (ARA).

 

– Que os homens nos estimem como criados (υπηρετας) de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 1Co 4.1 (ARCA).

 

– ASSIM, EU e Apolo devemos ser encarados como servos (υπηρετας) de Cristo que distribuem as bênçãos de Deus explicando os segredos de Deus. 1Co 4.1 (Viva).

 

palavra υπηρετας é um termo grego para designar um tipo de servo ou de alguém que se encontra subordinado à outra pessoa. Segundo Vine a origem da palavra vai de encontro aos remadores, estes homens que na antiguidade ficavam no porão de um navio, tinham uma única função, fazer com que as grandes embarcações se deslocassem, eles não eram especiais ou diferentes de outra categoria de servos, eles assim como outros eram servos e nada mais.

 

Paulo ao escreve para os cristãos em corintos estava mostrando que não havia nada de especial nele ou em qualquer outro servo, dizia isto, pois havia certo partidarismo entre estes cristãos (1Co 3); Paulo assim como qualquer outro que anunciava o evangelho se coloca na condição de um servo e despenseiro(οικονομους – 1Co 4.2) de Jesus, o Cristo, e o que se exige de cada servo é que ele seja um despenseiro  fiel (οικονομους  – Lc 12.42).

 

Paulo é um servo de Jesus, o Cristo, mas também é um despenseiro do mistério de Deus ou em palavras simples – Ele é fiel ao compartilhar o mistério de Deus, ao revelar aos gentios, aquilo que Deus havia guardado para si durante séculos, mas que agora foi revelado por meio da mensagem do evangelho – Jesus, o Cristo é sacrifício perfeito que Deus escolheu para si. Jesus é aquele que justifica todos os homens diante de Deus por meio da fé. Paulo é fiel a esta revelação e isto ele despensa aos homens.

 

Por este motivo desejei ser um servo (υπηρετας) e um despenseiro fiel (οικονομους – 1Co 4.2)  do mistério de Deus. Assim como Paulo relata em Colossenses 1.25 -27.

“Deus me enviou para ajudar a sua igreja e para revelar seu plano secreto a vocês, os gentios. Porque através de séculos e gerações passadas Ele guardou este segredo, porém agora, finalmente, foi do seu agrado revelá-lo aqueles que O amam e vivem para Ele; e as riquezas e a glória do seu plano são também para vocês, os gentios. E este é o segredo: que Cristo no coração de vocês ê a sua única esperança de glória” Paulo , servo e fiel despenseiro.

 

Andrezinho vosso rupereta…

 

Compartilhar
Please reload

Categorias
Arquivo
Please reload

Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon