Excelência no Ensino da Palavra

April 2, 2017

 

 

 

A busca pela excelência de ser constante em nossas vidas, se atentarmos para o que aprendemos no livro de Levítico e I Pedro, onde lemos : "Porque eu sou o Senhor vosso Deus. Portanto, santificai-vos e sede santos, porque eu sou santo e não vos contamineis".

 

(LC 11.44); "Mas sede vós também santo em todo o vosso procedimento, assim como é santo aquele que vos chamou, pois esta escrito: Sereis santos, porque eu sou santo"

 

(I Pe 1. 15-16). Dessa forma, devemos buscar a excelência em tudo o que fazemos, inclusive, buscarmos ser santos.

 

Parece que vivemos um tempo em que esta verdade tem se afastado da vida dos crente, parece que isso está se tornando relativo. Ouvi de alguém que "Essa questão era para aquele tempo, que hoje nossa realidade é diferente". Isso é verdade, nossa realidade é diferente, mas nossos valores como servos do Senhor não são relativos, são efetivos ou pelo menos deveriam ser.

 

A Palavra de Deus precisa ser vivida e ensinada com toda prontidão a todas as pessoas e em todo tempo. A expressão "Em Busca de Excelência no Ensino" , em vez de " Em Busca da Excelência na Aprendizagem" , talvez cause questionamentos. E antes que estas dúvidas dominem nossas mentes, quero dizer que foi proposital essa forma de expressão, pois o objetivo maior é ensinar.

 

A Bíblia precisa ser ensinada em todos os momentos, como está escrito em Deuteronômio 6 4-9 e no Salmo 78 1-9 . Ao fazer isso, ganha-se conhecimento sobre o que se ensina. Um dos maiores beneficiados com ensino é o próprio ensinador, que precisa buscar o conhecimento a ser transmitido aos seus ensinados.

 

O Motivo para ensinar também é fundamental; se desconhecermos a razão pela qual desempenhamos uma tarefa, normalmente ela se torna sem sentido.

 

O Ensino é a mais incisiva e tocante tarefa dada por Jesus durante o Seu ministério (Mateus 28 18-20). No novo testamento, Jesus é chamado por um título 90 vezes; dessas, 60 vezes é chamado de Mestre.

 

Os seguidores de Jesus são chamados de discípulos 243 vezes e de Cristãos 3 vezes. Durante o ministério de Jesus aqui na terra, Ele ensinou durante todo o tempo e o Seu ensinamento foi o melhor, em primeiro plano, por Ele ser Deus, mas também pela qualidade, pela forma, ou seja, pela excelência no ensino, que é uma determinação do Mestre.

 

 

Autor : Sócrates Oliveira de Souza, Pastor, Diretor Executivo da Convenção Batista Brasileira

Fonte : Jornal Batista - Ano CVXI - Edição 5

Compartilhar
Please reload

Categorias
Arquivo
Please reload

Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon