Igreja Batista Central em Resende

Rua do Rosário, 970 - Centro, Resende - RJ

Telefone : 24 2109-3917

  • Facebook Social Icon
Categorias
Please reload

Arquivo

Deus Esta Cuidando de Você

November 4, 2017

 

 

Lucas 23.26


C. S. Lewis “Existem coisas melhores adiante do que qualquer outra coisa que deixamos para trás.” O fardo é tudo que pressiona e rouba o ar e as energias. São os problemas inesperados, as mágoas que alcançam o coração e corroem o homem lentamente.

 

São pecados não confessados,culpa. É o nome dado ao peso que as pessoas levavam por um longo caminho. E com o tempo, se tornou uma metáfora para todo problema ou dificuldade enfrentada. O que mais vemos hoje nas livrarias são obras com títulos convidativos a respeito dessa busca desenfreada do homem. 

 

O problema é quando os fardos não vão embora. E às vezes, muito tarde se percebe que este sentimento está localizado onde só Deus pode entrar. O salmista diz que Deus leva nosso fardo dia a dia (Salmo 68.19). Estamos no advento da crucificação de Jesus e no meio desse enredo, surge um homem que aparentemente não tinha nada a ver com o que estava acontecendo.

 

E o enredo dessa narrativa, quando entendido pelo homem, muda abruptamente sua concepção das dificuldades iminentes e constantes da vida. Jerusalém estava em festa. Era páscoa, e muitas pessoas estavam migrando de todos os lugares para participar das cerimonias anuais no templo, que eram a festa dos Tabernáculos, Páscoa e Pentecostes. Simão era membro da colônia judaica ao norte da Ásia.

 

Era um desses judeus que havia saído do campo, fora dos limites da cidade, para ir ao templo receber as gotas do sangue do cordeiro pascal. Viajou aproximadamente 1.600 km e ficou meses no deserto, passou por diversas tempestades e altas temperaturas, para viver o momento mais esperando da vida dele Nessa ocasião, os homens judeus se vestiam de linho branco para participarem do sacrifício do cordeiro pascal. Se houvesse qualquer mancha que fosse à veste de qualquer homem, eles eram impedidos de entrar no templo e participar da cerimônia.

 

Dentro do templo, o sacerdote pegava uma planta chamada hissopo (tipo esponja), passava sobre o sangue e depois sacudia sobre os homens que estavam presentes para que recebessem ao menos uma gota do sangue do cordeiro na veste de linho branco, e quando isso acontecia, a veste passava a ser um troféu para a vida do judeu que viajava quilômetros para receber uma gotinha que fosse. Simão tinha e esforçado muito para chegar aquele momento.

 

Ele tinha um objetivo ao chegar ao templo. Coloca suas vestes de linho branco e começa a caminhar rumo ao projeto que estava sendo trabalhado há meses. De repente, encontra-se com uma multidão que se aglomerava observando um homem que apanhara muito e carregava uma cruz rumo ao gólgota. Jesus carregava uma placa escrita: “Yeshua et Nazareth melec Yudim”, ou seja, “Jesus de Nazaré rei dos judeus”." Em hebraico, latim e grego para que todos entendessem.

 

E toda sua esperança de meses é abruptamente mudada porque ele é constrangido a carregar a cruz de Cristo. Constranger significa prender pela força como se fosse prisioneiro. Todo planejamento muda e agora ele é forçado a fazer o que não quer. Colocam uma cruz pesada em suas costas e a passos largos caminha para longe do templo, para longe dos seus projetos místicos. (Pois se dirigia ao lugar certo com a motivação errada) Jesus vai a sua frente sendo acoitado. E Simão, atrás vendo tudo.

 

O desespero não funcionaria e sem escolhas, vai contrariamente ao que tinha preparado sem saber que teria seu nome gravado na história da humanidade e sua vida totalmente transformada. Ele não sabia que mesmo em meio a uma grande aflição, Deus estava abençoando sua vida.

 

Nós somos assim. Dizemos que Deus está no controle de nossas vidas, mas na primeira dificuldade, surtamos, desistimos, abandonamos e murmuramos. Salmo 9 diz que Deus não abandona os que o buscam. Talvez você esteja vivendo um tempo difícil.

 

Esteja vendo seus planos e planejamentos mudarem abruptamente. Se Deus tem o controle de sua vida, creia que Ele está cuidando de você. Deus está te conduzindo a um lugar diferente para te dar mais do que esperava receber. Creia Nisso!

 

Autor : Pr. Luciano Cozendey

Pastor Presidente da IBCR - Igreja Batista Central em Resende

Compartilhar
Please reload